Gerânios eretos vermelhos

Gerânio

O gerânio, de nome científico Pelargonium hybridum, é uma planta medicinal também popularmente conhecida como malva-cheirosa, gerânio cheiroso e malva-rosa. Originário da África, o gerânio é uma planta indicada para as mulheres, pois alivia os terríveis sintomas da tensão pré-menstrual e trata a celulite, além de proporcionar outros benefícios à saúde.

O óleo de gerânio possui um aroma agradável e bem similar ao aroma exalado pelas rosas e é conhecido, principalmente, por amenizar os efeitos da TPM. É também conhecido como “óleo da coragem” por estimular a força de vontade e determinação nas pessoas para que elas enfrentem os desafios cotidianos.

Gerânios eretos rosas

O gerânio possui as seguintes propriedades: ação adstringente, antidepressivo, bactericida, diurético, antisséptica, cicatrizante e repelente de insetos.

O óleo de gerânio traz os seguintes benefícios:

  • Alívio dos sintomas da menopausa;
  • Diminui a irritação;
  • Trata cólicas menstruais;
  • Combate dores musculares;
  • Ameniza os sintomas da tensão pré-menstrual;
  • Ajuda a combater as dores de cabeça;
  • Trata a celulite e outros problemas de pele;
  • Trata dores no rosto.
Gerânios eretos brancos

Gerânios são flores fáceis de cultivar tanto em vasos como no jardim.  A única exigência é sol, muito sol. E claro, regar de vez em quando.  Estas plantas não gostam de muita umidade e nem de muita água.  Preferem um  substrato*  bem drenado, arenoso e com composto orgânico na mistura. Para que floresça em abundancia é bom adubar de vez em quando. A dica para estar sempre florido é simples: retire sempre as flores que forem secando.  E outra dica: adube de 15 em 15 dias com  um adubo líquido específico para floração.

Existem diversas variedades de gerânios de várias cores, formato de flores, de porte ereto ou pendente (para usar em floreiras).  Gerânios não gostam de solos encharcados, por isto menos água é mais para estas plantas. Preferem solos secos entre as regas. O solo úmido desencadeia o aparecimento de bactérias e fungos causando o aparecimento de doenças (surgem manchas amarelas e marrom nas folhas). Se isto acontecer, diminua a água e retira as folhas com manchas.

Gerânios eretos vermelhos

* Substrato: é a mistura que fazemos para plantar em vasos, floreiras ou direto no solo do jardim. E o que se mistura no substrato?  Coloca-se nesta mistura materiais para dar condições que a planta se desenvolva, cada um deles na proporção  determinada. São eles: areia, composto orgânico, casca de côco, casca de pinus, húmus de minhoca,  calcário, fosfato, cinasita, vermiculita, adubos granulados.  Cada espécie de planta possui uma necessidade especifica e o substrato deve atendê-las para que a planta se desenvolva e dê flores e frutos.