Orquídeas

Flores preferidas para presentear. Versáteis e fáceis de cultivar, são bastante resistentes, podem enfeitar ambientes externos ou internos dando um tom colorido em arranjos na mesa ou em jardim vertical,  troncos de árvores, placas de fibra de côco ou mesmo em tronco seco.

As orquídeas só precisam de uma base para apoiar suas raízes. Dentre várias espécies, uma das mais conhecidas e de fácil manutenção é a Phalaenopsis. Esta espécie combina duas vantagens: beleza e durabilidade das flores que podem durar até 90 dias combinando uma cor mais bonita que a outra.

Outro destaque em épocas festivas são as  albas (brancas) de flores grandes que tem várias tonalidades de tons e cores. Apreciam substrato com boa drenagem para evitar aprodecimento das raízes quando colocada em vasos. Mas podem ser apreciadas num tronco de árvore e a rega deve ser feita quando o substrato estiver seco.

Ao utilizar no enfeite de ambientes internos não colocar pratos pois o contato das raízes com a água acumulada no prato causa aprodecimento,  favorecendo bastante doenças e pragas como cochonilha, lesma e caramujos que só atacam se o ambiente estiver úmido.

Por fim, é uma planta dada em qualquer ocasião, como aniversários, agradecimentos, para ambos os sexos. Todos apreciam uma bela orquídea como presente.